O MENSAGEIRO DE FIDEL

O MENSAGEIRO DE FIDEL

Preço na Livraria PromoBooks

Preço: 6,00€
Adicionar ao Carrinho:
60 Promos
0,60€ em conta
Disponível entre 3 a 8 dias.

Ficha do Livro

Publicado: 2008
Editor: GUERRA E PAZ
278 páginas | Capa Mole | Uma Cor | 150x229x22 mm
Temática:
ISBN: 978-9-898014-97-9

Sinopse do Livro

Esta é a história do encontro secreto entre Fidel Castro e Deng Xiaoping, proporcionado pelo jornalista francês Philippe Lancry, que deixou o jornal onde trabalhava no final dos anos 80, para um périplo por diversos países asiáticos. No início de 1991 está na China, onde vive durante um ano e se encontra por duas vezes com Deng Xiaoping. Lancry foi um dos últimos jornalistas ocidentais a falar com o líder histórico chinês, pouco antes da sua retirada da vida pública. A partir de 1992, Lancry leva a cabo uma viagem pela Amér ica Latina, até desembarcar em Cuba, na Primavera de 1994, numa tentativa para entrevistar Fidel Castro. Esta resulta num desafio que culminará, no ano seguinte, num dos encontros políticos do século.
A narrativa recorda o momento político que marcou a aproximação entre cubanos e chineses (após o colapso da União Soviética), bem como os primeiros passos dos dois países nos trilhos da economia de mercado. Mas é, também, um retrato da vida quotidiana dos seus protagonistas (entre personagens reais e de ficção), da luta pela sobrevivência sob o regime cubano aos fundamentos que estão na base do "milagre" económico chinês, pontuada por relações humanas fortes e inevitáveis paixões.
Sustentado do ponto de vista histórico, este romance apoia-se em diversos textos, livros e intervenções públicas de Fidel Castro e Deng Xiaoping, cujo pensamento se reflecte nas entrevistas realizadas por Philippe Lancry e no próprio encontro entre os dois líderes. A obra é completada por inúmeras referências sobre as culturas cubana e chinesa, uma banda sonora (intercalada ao longo da narrativa), uma sugestão de filmografia, uma bibliografia e um prático glossário.


Comentários ao Livro O MENSAGEIRO DE FIDEL

Ainda sem Comentários. Seja o primeiro a deixar o seu comentário